SEJA BEM VINDO!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

URBANO-GRUPO TRANSIMÃO-L 2401-NR 2330-THAMCO ÁGUIA MB OF 1113


Hoje venho com mais esse Àguia, e que rodou pela 2401 na época da Transimão, a pintura foi baseada em relatos do site http://brunofreitas.fotopages.com/?entry=1999835 , pois me lembro pouco desse modelo na linha.

4 comentários:

  1. Ótima atualização Douglas! Me lembro de ter andado em Águia e Scorpion nessa linha, mas infelizmente não me lembro dos prefixos.

    ResponderExcluir
  2. Me lembro desses veículos operando a 2401, legal mesmo!! Me veio na cabeça o prefixo 2296, mas não tenho certeza sobre isso!!
    Parabéns e grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Os Veículos Thamco da Transimão (Ermelinda)

    eram estes:

    2298 2305,2313,2314 (Aguia I - Chegaram zero KM para a linha 2401) e 2330 (Chegou zero km para a linha 2602 e antes de ser retirado de circulação em 1997,rodou por pouco tempo naquele ano,na linha 2401)

    2338,2339 e 2340 (Aguia III - Chegaram zero km para a linha 2602 e antes de serem retirados de circulação no início de 1998,estes veículos rodaram desde o ano de 1996 na linha 2401)

    Para recordar: o veículo N° 2296 (Marcopolo Torino MBB OF 1113 - 1983) chegou zero KM para a linha 2601 e foi remanejado para a linha 2401 A/B em 1985.

    Vejam as Alterações ocorridas em 1985.

    A Linha 2401 era: Concórdia/São José
    A Linha 2301 era: Cachoeirinha/São José (Av Pedro II)
    A Linha 2601 era: Cachoeirinha/Escola Técnica

    A Linha 2401 teve o itinerário extendido e passou a ser a linha 2401 A Cachoeirinha/São José

    A Linha 2301 passou a ser a linha 2401 B com alteração de itinerário que passa a atender a Rua Padre Eustáquio

    A Linha 2601 foi desativada e a frota da linha 2602 foi aumentada para 27 veículos

    Na Região do Concórdia. A frota da linha 1201 foi ampliada para 16 veículos.

    Na Prática,ninguem saia prejudicado (ficava sem ônibus ou com o serviços de transporte reduzidos) pois se uma linha de uma região era desativada,a outra linha que permaneçia era melhorada a quantidade de veículos e de viagens,o que acarretava em menor tempo de espera nos pontos beneficiando desta forma todos os usuários do sistema.

    Atualmente aconteçe exatamente o contrário quando uma linha de uma região é desativada,a outra linha que fica tem a quantidade de veículos e de viagens reduzidos o que acarreta em maior tempo de espera nos pontos e prejudicando desta forma,todos os usuários do sistema que está uma verdadeira sucata e não atende em nada o povo de BH e da RMBH.

    O Tempo médio de espera nos pontos (nos tempos do PROBUS) era de 03 a 07 minutos (Dia útil)
    05 a 15 minutos (Sábado)
    08 a 20 minutos (Domingo)

    Algumas linhas extrapolavam este intervalo devido a baixa quantidade de veículos em circulação que haviam nestas linhas - sem nenhuma interferência no sistema.

    O Tempo médio de espera nos pontos (atualmente BHTRANS)
    é de 25 a 50 minutos (qualquer dia da semana). e a cada alteração a quantidade de veículos em circulação é sistemáticamente reduzida.

    A Linha exemplar do sistema (onde não há nenhuma alteração de Quadro de Horários desde 1978 - época da CNT)
    é a linha 152 Flamengo/Belo Horizonte,que passou a ser 1152 e é a atual linha 1900,que sempre operou com 17 veículos na frota.

    A Outra linha que foi criada e nunca teve nenhuma alteração no quadro de horário e na quantidade de veículos da linha, foi a Sulb Linha 3 da linha 1152 Distrito Industrial Riacho das Pedras/Belo Horizonte criada em 1994 e é a atual linha 1910.

    ResponderExcluir
  4. Para Recordar: a Garagem dos veículos das linhas 2601 e da 2602 antes da transferência para o Ermelinda era na Av Ursula Paulino (Nova Barroca),próximo ao PC Salgado Filho (Linha 2602 - atual linha 4205) e ao Hospital André Luiz.

    Somente a linha 2602 permaneçeu com a garagem na Av Ursula Paulino até em 1989

    Os Veículos das linhas 2301 e 2401 recolhiam na Garagem Matriz (Contagem - MG)

    Após a aquisição do terreno que deu origem a garagem Ermelinda em 1986,os veículos da linha 2401 foram transferidos para recolher nesta garagem e desta forma,somente a manutenção nos veículos da linha 2602 passou a ser feita nesta garagem até a transferência definitiva de garagem dos veículos desta linha e a venda do terreno da Av Ursula Paulino ocorrida em 1989.

    ResponderExcluir